Sinais de Esperanças, O Martírio dos Perseguidos.
A História brasileira está prenhe de Esperanças que, em meios as violências arquitetadas e sadicamente praticadas por suas elites violentas, nos dá sinais de sua vitalidade. A história brasileira é uma história de muitas dores que nos leva ao massacre sistemático dos povos indígenas, ao holocausto negro, passando pela perseguição implacável ao movimento operário. A esses nessa reflexão que ora faço dirijo meus sinceros respeitos.
Mais um ano esta se completando e as buscas pelos esclarecimentos das circunstâncias dos desaparecimentos de muitos brasileiros durante a ditadura civil militar de 1964 continuam ao meu ver caminhando em meio as tentativas de esvaziamentos, sobre o pretexto de que isso poderia detonar uma onda de revanchismo. O Estado brasileiro dirigido por sua classe dominante é o responsável por tamanho crime e sobre eles deveria se empenhar em esclarecer sem contemporização.
A saga desses brasileiros que se viram vítimas das ações criminosas da repressão militar civil nos 21 anos de ditadura não pode cair no esquecimento, ir para o baú e lá permanecer escondida. As memórias de suas lutas e de seus martírios devem ser celebradas e preservadas. Nós devemos isso a eles e aos seus familiares, esposas (os), Filhas (os), Pais, Avós... Que se viram privados de suas convivências e sem que em muitos casos sequer ficassem sabendo das reais circunstâncias de seus desaparecimentos.
A saudade, a dor e a perplexidade para os familiares dos desaparecidos são grandezas que eu não consigo mensurar. Fico a imaginar o desespero que se abatia na medida em que se chegavam notícias de uma prisão ou do desaparecimento de um esposo (a), pai, filho, sobrinho, neto... Como disse não consigo mensurar, portanto nessas breves reflexões, tento falar de solidariedade e contribuir para que suas lutas, ideais e martírios não sejam negligenciados.
A uma Mãe, Pai, Esposa (o), Filho, Neto, Avós que gostariam de ter acariciado o rosto de um familiar desaparecido e que nesse gesto afetuoso procurasse-lhes consolar e não puderam, devido as circunstâncias de seus desaparecimentos, eu gostaria de dizer alguns de meus sentimentos por vocês, Carinho, Respeito, Solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário